07 junho 2010

A CRIAÇÃO DO FÓRUM NOROESTE PAULISTA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA


Por Silvio Luís Pires de Mello

Sob muita solidariedade e compromisso, no sábado (05/06), ocorreu a reunião de criação do Fórum Noroeste Paulista de Economia Solidária.

O evento aconteceu na cidade de Jales, interior do Estado de São Paulo, com a participação de quarenta representantes dos mais diversos setores produtivos, o poder público e entidades de apoio e fomento.

Na mesa de abertura, tendo à frente o prefeito Humberto Parini (PT), o modo como se organizam os trabalhadores e trabalhadoras dos empreendimentos econômicos solidáios, em relações de cooperação, sem patrão nem empregado, foi lembrado por todos os participantes.

Ao longo dos trabalhos, em regime de votação, a plenária aprovou o regimento interno do fórum, elegeu uma coordenação e uma executiva para sistematização e organização das atividades. O fórum conta com uma área de abrangência territorial composta das cidades de São José do Rio Preto, Jales, Catanduva, Votuporanga, Fernandópolis, Araçatuba, Andradina e proximidades.

Para Niro Barrios, representante da Agência de Desenvolvimento Solidário (CUT), a criação dos fóruns de economia solidária é um reflexo do projeto nacional desenvolvido com o Presidente Lula, após a criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária. E lembrou que uma das reivindicações dos trabalhadores, junto ao Congresso Nacional, tem sido a criação do Sistema Nacional de Economia Solidária.

2 comentários:

  1. Olá pessoal!! parabéns pela matéria!!!! podem sempre contar conosco.
    Renata Rocha,Coordenadora de Inclusão Produtiva, Votuporanga/SP

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela criação, contribuirei no que puder! Marinésia Decândio Freitas
    Ecoartebrasil/Ubarana/SP

    ResponderExcluir